quinta-feira, 22 de março de 2012

Slackline



História do Slackline



A prática do Slackline começou nos anos 80 no parque Yosemite Valley, na Califórnia, local onde muitos alpinistas se reuniam para a prática de escalada.

Entre uma escalada e outra os alpinistas se divertiam, aperfeiçoando técnicas de equilíbrio e manobras sobre as correntes do estacionamento do parque.

Logo as correntes foram trocadas por fitas planas e os praticantes passaram a amarra-las nas árvores e a treinar a travessia de uma árvore a outra.

Surgia então o esporte que hoje é conhecido Slackline (corda bamba) e que rapidamente se espalhou conquistando adeptos no mundo todo.

No Brasil não foi diferente, o esporte chegou aqui com força total e foi logo pegando um jeitão brasileiro, sendo praticado nas principais praias e parques do país, principalmente no Rio de Janeiro.

A cidade adotou rapidamente o esporte que hoje já faz parte de sua cultura e que por suas paisagens exuberantes tornou-se o palco perfeito para a realização do esporte no país.

Hoje o slackline tem adeptos em quase todos os estados do Brasil, alguns campeonatos já foram realizados por aqui e o número de apaixonados cresce a cada dia mais.

No Rio Grande do Sul o slackline vem se tornando comum nos parques de Porto alegre, uma nova mania dos gaúchos. Se você quer praticar pode dar uma passada no parque Marinha do Brasil, ele apresenta uma notável variedade de árvores, sendo assim um espaço perfeito para prática do esporte. O primeiro encontro de slackline em porto alegre aconteceu nesta praça, com objetivo de difundir o Slackline como esporte e arte no Rio Grande do Sul, e em Osório não poderia ser diferente.

A cerca de dois meses Diego Pelissoli(http://www.facebook.com/profile.php?id=100000063703060), Ieger Silveira(http://www.facebook.com/profile.php?id=100002464726345) e Bruno Rios(http://www.facebook.com/profile.php?id=100002680022450), curiosos pelo esporte resolveram trazê-lo pra a praça das carretas e em caráter experimental, adaptaram uma cinta de caminhão com catraca e deu certo. Agora os três rapazes e mais os adeptos que se formaram já pensam em adquirir o slackline profissional. Embora tenha demorado mais tempo para chegar aqui, a curiosidade e interesse de quem passa é notável.



Modalidades do Slackline


Muita gente não sabe mas o slackline se divide em quatro modalidades caracterizadas pela distância, altura da fita e nível de dificuldade.



Trickline - É a modalidade mais conhecida do Slackline, é praticada a uns 60 cm do chão e permite a realização de saltos e manobras. Esta modalidade exige preparo físico e principalmente bastante treino.



Longline - Modalidade realizada com fitas mais longas, as travessias são feitas geralmente em fitas de 30 metros ou mais Esta modalidade também é realizada perto do chão e exige grande nível de concentração e equilíbrio do praticante.






Highline - Esta modalidade é praticada no alto de montanhas, na parte mais alta das arvores e até mesmo entre prédios. Por ser praticado em alturas elevadas o highline exige muito conhecimento técnico em equipamentos de segurança além de muito preparo físico e psicológico do atletas.







Waterline - É como é chamada a prática do Slackline sobre a água, ou seja pode ser praticada sobre piscinas, lagos, rios e na praia é a modalidade mais descontraída do esporte e por estar na água permite manobras mais elaboradas e arriscadas.






Cada modalidade tem um tipo de fita e equipamentos de segurança mais adequados para a prática.







Agradecimentos a Slackproff pelos esclarecimentos do esporte, e cedimento de imagens.
slackproof.cohttp://www.facebook.com/profile.php?id=100002464726345m

Nenhum comentário: